arroz de carreteiro para comemorar

serve 4 pessoas nada gulosas

ingredientes

1 xícara de arroz cru
um fio óleo de canola
400ml de água
150g de carne seca
150g de linguiça tipo portuguesa Kassel
50g de bacon
1 cebola ralada
1 tomate picado sem sementes
2 colheres de sopa de conhaque à base de gengibre
cheiro verde

jeito de fazer

  • Em uma vasilha, coloque a carne seca de molho para desalagar, com 24 horas de antecedência. Troque a água pelo menos duas vezes.
  • Cozinhe a carne seca por pelo menos 20 minutos e depois desfie. Reserve.
  • Pique a linguiça e  o bacon em cubos. Leve para fritar. Retire toda a gordura, coloque em cima de um papel absorvente e reserve.
  • Coloque 400ml de água para ferver, enquanto prepara o arroz.
  • Coloque um fio de óleo de canola em uma panela e torre o arroz. Quando estiver soltando facilmente da colher, acrescente a cebola , mexa delicadamente até que a cebola fique transparente.
  • Acrescente a carne seca e deixe refogar por 1 ou 2 minutos, acrescente a linguiça, o tomate e as duas colheres do conhaque e refogue por pelo menos 2 minutos ou até que perceba que o conhaque evaporou.
  • Acrescente a metade da água e deixe secar  em fogo médio. Quando estiver quase seco,  desligue e espere 10 minutos.
  • Ligue novamente o fogo e acrescente o restante da água e espere secar.
  • Verifique se há necessidade de acertar o sal, pois todas as carnes já são temperadas.
  • Acrescente por último o bacon para que não perca a crocância.
  • Salpique cheiro verde fresco e sirva acompanhado com uma salada  leve.

O arroz carreteiro é um prato tipico do Brasil e tem sua origem ligada ao Rio Grande do Sul, onde os tropeiros transitavam longas distâncias com o gado de um lado para o outro. O carreteiro era responsável por transportar os ingredientes da comitiva dos tropeiros e também por  preparar a comida. Havia sempre preferência por ingredientes pouco perecíveis e o charque (carne seca) era um desses ingredientes que suportava longas distâncias sem estragar. O carreteiro, muitas vezes usava a água dos rios para tirar o sal da carne, preparava o arroz e acrescentava a carne seca desfiada. Os tropeiros adoravam, pois além de saboroso é um prato forte para repor as energias. Saiba mais…

Esse prato foi preparado para comemorar o primeiro aniversário do blog, da minha querida Mané, O Bolo da Tia Rosa. Como homenagem usei  linguiça tipo portuguesa para deixar esse prato com sabor lá de suas terras

5 comentários sobre “arroz de carreteiro para comemorar

  1. Adriana
    Muito obrigada pelo arroz. Estavaa a ler a receita e a pensar que só poderia ser típica do teu país, fico MUITO contente por isso senti um carinho muito especial e a minha alma ficou aconchegada

  2. Arroz é uma dádiva, é mesmo uma Festa!

    Chegou o dia do primeiro aniversário e à mesa estamos 33… perdão, corrijo, estamos 34, com a minha prima Margarida que trouxe o ingrediente para fazermos toda esta!

    E, decerto que não nos importamos de partilhar com cada um que nos visite!

    Se alguma dúvida havia sobre a festividade que o arroz encerra ela ficou completamente dissipada com esta festa. Ver chegar cada uma das participações foi também uma confirmação de dádiva, que agradeço com um rasgado sorriso.

    Obrigada, nunca é demais repetir, por partilharem as vossas histórias, por trazerem o vosso arroz e estarem aqui comigo.

    Não tenho a noção de quando tempo teremos estes momentos de partilha, não estou inquieta com isso, mas quero que saibam que o balanço deste ano inesperado aqueceu-me o coração e fez-me sentir grata por cada um de vós.

    A ordem que aqui colocarei as participações será a ordem de chegada, creio não me estar a esquecer de ninguém – sintam-se completamente à vontade para o referirem , se tal lapso acontecer.

    E, por favor sirvam-se… partilhem e saboreiem cada momento neste momento.

    A festa é nossa!

    Vamos, está quase na meia noite, vamos lá saborear todas estas iguarias!

    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/arroz-e-uma-dadiva-e-mesmo-uma-festa.html

Deixe um comentário