biscoito de farinha de mandioca

ingredientes

1 xícara de chá de farinha de mandioca artesanal
2 xícaras de chá de leite integral
1 xícara de chá de óleo
2 ovos caipira
4 xícaras de chá de polvilho azedo ou doce
1 colher de sopa de sal

jeito de fazer

  • Em uma tigela, misture o leite e a farinha de mandioca. Deixe descansar por 10 minutos.
  • Junte os ovos, o oléo e o sal, misture. Acrescente o polvilho aos poucos até a massa soltar da tigela. Pode ser que seja necessário acrescentar mais ou menos polvilho.
  • Enrole em formato meia-lua. Leve ao forno médio, 240 o C, pré-aquecido. Por mais ou menos 15 minutos ou até dourar.
  • Experimente com café fresco, acorde bem cedo para ver o sol nascer, apesar de acontecer diariamente é sempre um espetáculo.

Dica

A farinha foi comprada em feira-livre, é fresca e tem um aroma gostoso de mandioca. É bem fininha, uma textura similar ao do leite em pó.

About these ads

25 comentários sobre “biscoito de farinha de mandioca

    • Oi, Angela. Não é do tipo de farofa. Na verdade não conhecia essa farinha. Fui comer uma tapioca e a moça da barraca me ofereceu. Ela mesmo que prepara. Acredito que em feiras-livres deve ter… eu comprei na feira do Itaim, aqui em Sampa. A farinha é fresca… ou crua… tem um cheiro forte de mandioca… e ela disse que é ótima para fazer bolo… com leite de coco… Vou testar a receita e se ficar bom coloco aqui. Beijocas.

  1. Oii Adriana!!

    Nossa que lindos esses biscoitinhos de mandioca !!Deve ter ficado bom viu !! A farinha de mandioca é aquela de tapioca, meio úmida?? É que moro aqui no Nordeste (Maceió) e é super comum achar essa farinha aqui! Compro no supermercado na parte refrigerada… é a mesma??
    Beijoss!!
    Tereza – Cozinha Perfumada

    • Tereza, comprei em uma barraca de tapioca. Ela é mais fina que a farinha de tapioca… eu não conhecia, acho que por aqui não deve ser tão comum. Ela não estava refrigerada… Você tem receitas para fazer com essa farinha? Quem me deu a receita foi a moça da barraca… mas gostaria de fazer mais coisas… achei ela tão gostosa.. e a massa fica muito boa para modelar.

  2. Oi…..vim retribuir a visitinha. E descobri essa recetinha que me levou ao meus tempos aureos de criança , onde minha mão fazia um receita bem parecida com essa. Mas era frita….as vezes ela assava. mas enfim…essa receita me remeteu a bons momentos.Obrigada por ter me feito sentir isso.
    Ah!..tambem agradecer pela visitinha ao meu blog Cozinhar sem Estresse. E sugerir a voce que conheça também minha outra opção o Blog Sem Restrições. Volta a pessoa que necessite de restrições assim como eu…..
    Abração.
    Lu

  3. Oi Adriana, sou filha de mineiros também e a culinária mineira corre nas minhas veias..rs
    Faça sim o bolo de mandioca, fica delicioso, é uma receita que conquista qualquer um de primeira.Adorei essa tua receita que parece com chipas, fiquei bem curiosa me fazer pois vai farinha de mandioca…Vamos trocando umas receitinhas, vai ser bem legal.Em breve posto meu bolo de iogurte no meu Blog dando referencias à tua receita e ao teu maravilhoso Blog.
    Incrível como fica fofo o Bolo de Iogurte e assa em menos de 30 minutos! Meu marido e mãe aprovaram!
    Um gde abraço,
    Marleide

    • Victória, pedi ajuda a um amigo que estuda gastronomia e ele disse: ” É provavel que possa substituir sim ,porem creio que o gosto irá todo embora.. pode substituir porque é um biscoito, não poderia se fosse um pão e quisesse substituir a farinha de trigo porque a farinha de trigo é a unica que desenvolve gluten (que dá a estrutura para crescer)”.

  4. Existe um produto da marca monjolinho, que é uma segunda marca da Deusa, chamado branca fina, que é exatamente este tipo de farinha comentada na receita

  5. Oi Adriana, seu site é fofo e delicioso. Eu faço desde a primeira vez que achei essa receita com farinha de supermercado mesmo e dá super certo, fica macio e saboroso. Algumas vezes eu vario colocando um pouco de queijo minas curado, ou um punhado de erva doce. Meu biscoito preferido, me leva de volta a minha infância no interior de Minas. Obrigada!!!

    • Oi, Val! Que bacana dividir conosco sua experiência. Essa receita é super pesquisada no blog e tenho certeza que muita gente vai gostar de saber que é possível fazer com essa farinha do supermercado e eu mesma vou testar. Beijocas e volte sempre. Adriana

  6. Olá Val. Será que dá pra usar a farinha do supermercado? E acho que pra ficar mais fininha da para triturar no liquidificador como sempre eu faço para obter farinha de linhaça novinha…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s