eu voltarei

Meu companheiro de vida será um homem corajoso de trabalho,
servidor do próximo,
honesto e simples, de pensamentos limpos.

Seremos padeiros e teremos padarias.
Muitos filhos à nossa volta.
Cada nascer de um filho
será marcado com o plantio de uma árvore simbólica.
A árvore de Paulo, a árvore de Manoel,
a árvore de Ruth, a árvore de Roseta.

Seremos alegres e estaremos sempre a cantar.
Nossas panificadoras terão feixes de trigo enfeitando suas portas,
teremos uma fazenda e um Horto Florestal.
Plantaremos o mogno, o jacarandá,
o pau-ferro, o pau-brasil, a aroeira, o cedro.
Plantarei árvores para as gerações futuras.

Meus filhos plantarão o trigo e o milho, e serão padeiros.
Terão moinhos e serrarias e panificadoras.
Deixarei no mundo uma vasta descendência de homens
e mulheres, ligados profundamente
ao trabalho e à terra que os ensinarei a amar.

E eu morrerei tranqüilamente dentro de um campo de trigo ou
milharal, ouvindo ao longe o cântico alegre dos ceifeiros.
Eu voltarei…
A pedra do meu túmulo
será enfeitada de espigas de trigo
e cereais quebrados
minha oferta póstuma às formigas
que têm suas casinhas subterra
e aos pássaros cantores
que têm seus ninhos nas altas e floridas
frondes.

Eu voltarei…

Cora Coralina (1889-1986), poeta brasileira, em Pão-Paz, do livro Melhores Poemas.

8 comentários sobre “eu voltarei

  1. QUando comecei a ler, pensei: Nossa… que mudanca de vida. rs
    Vou perguntar onde ela vai abrir a padaria e perguntar se tera croissant e bolos q ela posta no blog. hahaha

    Ai li o nome da autora. Humpf. rs

  2. Dri, também não conhecia esse poema da Cora Coralina. Imagino como seria conversar com essa mulher simples e complexa, se é que dá pra entender. E, na boa, em gente que não precisa voltar, porque mesmo quando vão deixam muito aqui com a gente. Beijão

Deixe um comentário

