encontro marcado no sabor com letras

Escrever no Sabor com Letras é um encontro diário – já explico: quando escrevo memórias afetivas e gustativas que permeiam minha vida, encontro comigo em vários momentos, revejo pessoas, lugares, sentimentos e sabores. Esse encontro mostra como posso ser tantas em apenas uma, como tudo que está vivo, e em constante movimento.

O preparo de receitas, de cenários e os registros dos meus pratos, aproximam-me, cada vez mais do meu amor. É tão bom, o aroma da comida pela casa, a gente discutindo como será a foto, os paninhos, as redinhas que vão compor a cena, o momento de experimentar o prato e  as promessas de diminuir a comilança. Tudo em comunhão e afeto.

Em muitos momentos, encontro com amigos, com minha mãe, meu pai, a sobrinha querida e minhas irmãs que se emocionam com recordações e relatos vividos.

Há encontros com pessoas que, muitas vezes, sequer conheço o rosto, mas  aos poucos vou descobrindo seus gostos culinários, sabendo das receitas que dividiram com seus. Desses encontros vão surgindo amizades gostosas, através do compartilhamento de intimidares no fundo da cozinha, de trocas de comentários atenciosos.

Apesar de perdas e momentos difíceis que tive em 2011,  esse último ano teve muita coisa boa, ele foi permeado de sabores e muitas letras, conheci muita gente bacana e visitei muitas cozinhas ao vivo e virtualmente. Divido com vocês referências de pessoas e  lugares muito especiais que transbordam a essência do Sabor com Letras.

Bruna faz tudo com atenção caprichosa, pensando em cada detalhe e como eu acha a Casa Santa Luzia o máximo.

Carolina que permeia as memorias afetivas de sua filha, Margarida, com sabores, perfumes e delicadezas em forma de bolos, salgados e doces. Tudo registrado no Caderninho de Receitas.

Eli, a moça que adora comer por aí, divide vários sabores e compartilha a receita mesmo quando algo não sai dentro do esperado.

Família Antunes que transforma a cozinha em um diário de aventuras culinárias entre quatro paredes ou  em doze rodas.

Helena que faz fotografias que alegram o olhar, o paladar e o coração. Nos conhecemos há pouco tempo, por intermédio da querida Mané,  mas parece que somos amigas de longa data. A identificação surgiu pelo gosto dos sabores que em  seu espaço tem perfume de canela e afeto.

Lu tem em sua cozinha um macarrão de forno maravilhoso em forma de gentileza.

Mané consegue surpreender com uma geléia de morangos, coentro e poesia.

Moira capaz de criar um verdadeiro desafio mobilizando a blogosfera a elaborar uma Receita para Maria , com poucos ingredientes para apoiar uma amiga que foi para o Timor Leste como voluntária das Nações Unidas em condições precárias para cozinhar. Uma forma de trazer um pouco mais de sabor, afeto e cumplicidade para alguém que se dispõe a fazer tanto pelo outro.

Susana que acredita na amizade partilhada à mesa, tem um guardião em uma linda horta e inspirou minha cozinha com uma delicadeza em forma de livro.

Tertúlia Pão de Queijo um encontro que resgata as raízes e o imaginário desse lugar lindo que é Minas.  Lá, encontra-se,  sempre,  um dedo de prosa com gente da melhor qualidade, café fresco, pão de queijo e, claro, muita poesia.

E tantas  pessoas que não estão nomeadas aqui, mas estão todas no meu coração.  Quero que  se sintam todas convidadas para essa comemoração.

Espero que 2012 seja o primeiro  ano de muitos encontros partilhados com muitas letras, gente e sabores, a final, cozinhar não é uma obrigação é uma forma de amar os outros!

21 comentários sobre “encontro marcado no sabor com letras

  1. Querida Adriana,

    penso que não poderia ser diferente. O Sabor com Letras e suas receitas temperadas com poesia trouxeram você até a Tertúlia para nossa sorte e deleite.

    Vida longa ao Sabor com Letras, à poesia e ao encontro desses dois ingredientes.

    Abraços,
    F. Talal

  2. Olá Adriana
    Que doce o seu texto, muitooooo OBRIGADA.
    Espero que tenhas uma caminhada longa, com o requinte a que nos habituaste
    Beijinho
    PS Fico tão contente por ter sido ponte entre ti e a Helena 🙂 🙂 🙂 🙂 😉 😉

  3. Adriana, parabéns pelo aniversário! Saiba que é uma alegria, além de uma delícia, ler o que vc escreve com tanta delicadeza e poesia. Adoro esta possibilidade de um mundo sem fronteiras que a internet nos permite. É incrível como podemos nos aproximar das pessoas e como as sentimos também próximas. Volta e meia passo por aqui e me sinto uma visita recebida com café e bolo fresco, nesta sala/cozinha virtual tão afetiva. Grande beijo e mais uma vez parabéns.

    • Sônia, fico muito feliz por se sentir assim aqui no blog, pois esse é realmente o espirito desse cantinho, onde divido histórias vividas e inventadas com pessoas especiais como você. Obrigada pelo carinho de sempre. Abraços, Adriana.

  4. Adri,

    Te visitar dessa forma e verdadeiramente emocionante.

    Adoro seu continho abençoado. Repleto de sentimentos.
    Parabéns a você pela continuidade e para o Léo por tanto bom gosto.

    Vida longa ao Sabor com Letras.

    Te amo.

  5. Adoro o Sabor com letras e mesmo estando em uma correria absurda, sempre tento visitar esse agradavel espaco.
    Ex.Quase 1 am, agora, e to eu aqui, surpresa e feliz com o post. Adorei ! (pra variar).
    Parabens para o blog e para tudo que vc faz com tanta dedicacao, poesia e capricho. bj, Eli

    • Oi,Eli.Sempre fico feliz quando menciona que gosta do Sabor com Letras. Eu também sou fã do Blog Comi por Aí e gosto muito de todas as novidades que vocês trazem, mas em especial gosto dos seus posts. Essa referência de receita que deu errado… E de um biscoitos americanos que você fez e deixou muito tempo no forno. Achei ótimo sua publicação, pois geralmente publica-se o que deu certo e é bom nos lembras que nem tudo na cozinha são gostosuras alguns momentos demoramos para conseguir um resultado. Beijocas e espero que a colheita esteja à altura do plantio.

  6. Adriana
    Cheguei aqui através da Mané e volto sempre. Adoro suas estórias tão sentidas e carinhosas, seu sentido estético, suas receitas e sinto-me privilegiada por a ter conhecido 🙂
    Desejo uma longa vida a este lindo blogue e espero o dia de comprar um livro com todas as suas receitas e estórias.
    Um beijo grande com amizade.

    • Helena, muito obrigada pelas palavras carinhosas. Se um dia frutificar um livro desse quintal pode ter certeza que você não vai comprar, pois vai ser uma das primeiras pessoas a receber de presente. Beijocas, Adriana.

  7. Querida Adriana, foi com enorme surpresa e alegria que li o meu nome e da minha princesa. Conheci o seu blog com a Helena e com ela tenho tido noticias dai. Gosto imenso da forma como este blog está consebido, da separação das letras e dos sabores, torna-se agradavel e muito pouco maçudo. Que este ano se transforme em muitos outros que eu vou passando por aqui sempre que o tempo deixar, se não as noticias chegam por parte da Helena.
    Beijinhos e muito obrigada Carolina e Margarida.

    • Oi, Carolina. Fico feliz por ter gostado da referência. Sempre passo pelo espaço de vocês e me encanto com a relação que você cria em torno da comida para a Margarida. Tenho certeza que todas essas vivências serão marcas que ela guardará para sempre no coração. Beijocas para vocês. Adriana.

  8. Olá Adriana,
    Desde que criei o Tertúlia de Sabores muitas foram as minhas conquistas, a partilha de conhecimento é enorme, sorrio com os textos de cada um, deleito-me com novas receitas e com fotografias maravilhosas, conheci muita gente linda pessoal e virtualmente e com tudo isso sinto que estou muito mais rica, pelo que faço e pelo muito que recebo.
    Também eu tenho passado por tempos difíceis mas a blogosfera da culinária acaba por ser uma lufada de ar fresco que entra na minha vida e me distrai ajudando a ultrapassar todos eles.
    Obrigada pela lembrança, e se há comemoração eu não falto 🙂
    Um beijo e continuação de muitos sabores e letras

  9. Olá Adriana, criar um blogue como o Sabor com Letras é mesmo abrir o coração a um caminho de afectos e laços que se vão enlaçando por aí fora.
    E nesse caminho, tinhamos encontro marcado à hora certa, eu e tu e todos os que aqui referes e mais virão.
    Porque caminhamos atrás do mesmo, do que tem a força da autenticidade e a simplicidade do que é feito com amor.
    Parabéns! E um grande beijinho.

  10. Adriana querida, parabéns pelo aniversário do Sabor com Letras. Sem dúvida nenhuma é o primeiro de muitos! Você criou um espaço único, com muito carinho e dedicação, que é uma delícia! Fico honrada em ser citada em um dos seus textos, ainda mais em uma data tão especial! Qualquer dia temos que ir juntas na Casa Santa Luzia (já pensou no estrago?)! um grande beijo!!!

Deixe um comentário

