beliscão de goiaba para celebrar

rende 30 unidades

ingredientes

175 g de manteiga sem sal
100g de açúcar
2 gemas
300 g de farinha de trigo;
raspas de ½ tangerina
200 g de goiabada cascão

jeito de fazer

  • Bata a manteiga e o açúcar na batedeira com a pá raquete e adicione as raspas de tangerina. Cuidado para não bater demais e deixar a mistura mole.
  • Adicione as gemas e bata por mais 1 minuto. Acrescente a farinha e continue batendo até homogeneizar os ingredientes.
  • Leve a massa coberta com um filme plástico para a geladeira. Depois de 20 minutos, divida a massa em 30 partes iguais em formato de bola.
  • Corte a goiabada em 30 partes iguais, no formato de retângulo.
  • Achate as bolinhas e coloque um pedacinho de goiabada no centro de cada uma. Dê um “beliscão” na massa para fechar as laterais, deixando as pontas abertas para a goiabada ficar visível.
  • Coloque em uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos.

A Helena  chegou ao Brasil e se encantou com as nossas frutas tropicais.  Buscou inspiração na revista Casa e Jardim, foi para cozinha e mesmo um forno bem diferente que estava acostumada a usar conseguiu fazer um dos seus primeiros experimentos culinários em nossas terras.

Eu, que amo Beliscões de Goiaba, fiquei motivada a reproduzir a receita. Fiz  recentemente e ficou simplesmente maravilhosa. Quase não sobrou para tirar essa foto foram devoradas pelo Léo.

Escolhi essa receita, que nas minhas mãos ganhou o perfume de tangerina, para fazer referência ao primeiro aniversário do Sabor com Letras, pois ontem na casa da Helena, que hoje já está super instalada e produzindo coisas maravilhosas que podem ser apreciadas aqui, compartilhamos receitas, dividimos experiencias e aprendizados em torno do fogão, tudo regado a muito açúcar e amêndoas. Saí de lá entendendo claramente o que Ruben Alves quis dizer quando escreveu:

” Na cozinha se aprende a sabedoria essencial para a vida. A pura utilidade alimentar, essencial à sobrevivência, pela magia da culinária, torna-se arte, brinquedo, fruição, alegria”. 

Carol, minha sobrinha que possui fator fofura número 1000, vai receber uma caixinha de Beliscão de Goiaba para participar da festa.

Além disso, o Sabor com Letras em seu primeiro aniversário ganhou uma logomarca feita pelo meu amor, que pacientemente tira  99% das fotos do blog e conhece bem de perto a essência, o significado e a importância desse espaço para mim.

Anúncios

4 comentários sobre “beliscão de goiaba para celebrar

  1. É justamente o beliscão o biscoito favorito do meu marido. Estou devendo esse agradinho pra ele. Faz tempo que não preparo. E não dispenso a goiabada cascão!
    Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s