o saber está em todo lugar

A Esmeralda do Sílvio chegou. Eu a imaginei diferente, mais velha, carrancuda, como acontece com a grande parte das coisas desse lugar, surpreendo-me. Ela é jovem, sorridente, com uma vivacidade não esperada em mulheres abandonadas pelo marido.
–   Oi, tudo bem? Sou amiga da Lívia.
Fui logo me apresentando.
– Eu sei, seu nome é Laila. Aqui todo mundo sabe de tudo.
– Sei como é…lugar pequeno é assim mesmo.
– Vim comprar ovos.
– Pode entrar, o galinheiro é no fundo do quintal, vamos lá e você mesma pode escolher os ovos.
A casa é enorme e tem um emaranhado de plantas, flores e ervas cultivadas em vários potes. A medida em que ela ia andando três gatos a seguiam e olhavam para mim com um ar de desconfiança.
– Venha cá, pode entrar as galinhas não vão te atacar – ela riu ao falar isto.
– Se você está dizendo – respondo sem muita convicção.
Vejo vários ovos no ninho e outros já separados em uma cesta. Ela fala que estão todos fresquinhos. Realmente estão. São tão lindos, possuem tonalidade e tamanhos diferenciados. Nada que lembre a monotonia e padrão dos ovos de granja. Aqui as galinhas circulam livremente pelo quintal, ciscando e buscando frutas que caem das árvores, insetos e milhos espalhados no chão.
Esmeralda se aproxima e pergunta:
– Você sabe em qual estação estamos, Laila?
– Estamos em julho, no inverno – respondo com convicção.
– Você não precisa olhar o calendário para saber qual é a estação do ano, perde a vida quem conta os dias – disse com ar de filosofa.
Percebendo meu interesse e continua:
– O tempo aqui é vivido de uma outra maneira. As galinhas são guiadas pelo sol. Nesta época a produção diminui, elas se preparam para a estação da primavera e do verão, período em que os dias são mais longos, a comida é mais farta, fazendo com que ponham mais ovos em dias quentes.
Esmeralda vai colocando os ovos na cesta,  enquanto observo uma plantação de milho do outro lado, protegida por uma cerca. Fiquei pensando como uma pessoa com tão pouco estudo pode saber tanto.

2 comentários sobre “o saber está em todo lugar

Deixe um comentário

