macacos me mordam

foto: Helena Almeida

São Sebastião das Águas Claras, esse vilarejo também atende pelo nome de Macacos. O lugar fica cravado entre as montanhas de Minas, apenas 25 km de Belo Horizonte, cheio de restaurantes e pousadas charmosas. Durante a semana perde o frisson , mas ganha um clima interiorano: galinhas no meio da rua, música caipira, mulheres na beira das janelas e senhores com chapéu na cabeça personagens que imperam nesse arraial.

Foi exatamente em um desses dias que fui à cidade atrás de uma iguaria, aclamada por minha irmã como a melhor bala delícia do mundo. Cheguei descrente que as balas pudessem me conquistar, saí de lá encantada.

As balas delícias são feitas pelo Carlos e tive oportunidade de vê-lo preparando a receita. Tudo feito de maneira artesanal. Era bonito ver a bala sendo puxada pelas mãos e ganhar brilho em um ritual de transformação. De formato irregular e textura incrivelmente macia, a bala fascina na primeira mordida. Seu recheio de tão suave e cremoso chega a derreter na boca. E são muitos: chocolate, damasco, coco, limão para mencionar apenas alguns. Para encontrar o Carlos e suas balas é só perguntar a qualquer morador, que gentilmente o caminho da casa dele será indicado.

Outra descoberta foi o Instituto Kairós que através de várias iniciativas e uma delas com o significativo nome de Tecendo o Próprio Futuro, incentiva o desenvolvimento da comunidade de Macacos através da economia solidária e do comércio de produtos artesanais elaborados pelos próprios moradores da região.

A loja que fica bem na rua principal da cidade encanta pelos produtos extremamente bem produzidos e bem cuidados, mas também pela harmonia, atendimento impecável e identidade visual. Kayrós em grego é o tempo dos deuses.

Na loja, onde os produtos são expostos há referências à poesia, amor, coragem, respeito, cultura, esperanças e muitas outras coisas essenciais à vida e ao coração. Há também um espaço que comporta uma biblioteca e uma sala de cinema para atender os moradores e a região. As sessões são gratuitas, além de eventos como um sarau que acontece embaixo de uma jabuticabeira.

Uma iniciativa que além de promover capacitação, possibilita o desenvolvimento das pessoas em relação à vida profissional, consciência ambiental, cultural e social através de uma relação de confiança e compartilhamento de saberes e fazeres.

Conheça Macacos

Instituto Kayrós 

Foto feita gentilmente por Helena do blog Sabores de Canela. Essa moça que faz coisas lindas para os olhos e para o coração.

Anúncios

7 comentários sobre “macacos me mordam

  1. Adorei as receitas! Parabéns pelos textos, gostei muito de Marineusa… Sou também de Minas e morando no Rio Grande do Sul e gosto de passear pelas palavras e pelas panelas!!! Voltarei mais vezes por aqui! 🙂

  2. Adrina, que bom ler o seu texto (não vou ter oportunidade de saborear as balas nem de velas fazer mas adorei.
    Que bom ver aqui uma foto da Helena, isso significa parceria e crescimento e eu fico contente com o facto
    Beijinho 🙂

  3. Exatamente como esta descrito nessa reportagem , Sou Paulista e morro em Belo Horizonte .As Balas são maravilhosas , e o Pão de queijo de Instituto Kairos é o melhor que já comi na vida. Passei esse final de semana lá , e pretendo voltar….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s