meu pé de limão capeta

Limão capeta, mas atende também por rosa, de cheiro ou cravo. Esse limão com casca avermelhada e às vezes de aparência enferrujada pode ser encontrado ancorado em cercas ou desprezado em alguns terrenos no interior de norte ao sul do Brasil.

Na minha casa havia um pé de limão capeta. A árvore de aparência rústica ficava bem ao lado do muro e não dava muitos frutos, mas foi uma testemunha constante da minha infância até minha fase adulta. Embaixo do limoeiro brincávamos de cozinhadinha, ficávamos todas ali, meninas testando receitas e conversando por horas a fio.

Recentemente achei esse limão em um mercadinho japonês. Não tive dúvidas trouxe vários para casa. Ao partir o limão senti um cheiro bom, cheiro de coisa vivida.

Acredito que a memória olfativa seja uma das fontes mais fortes de resgate de sensações que nos marcam de maneira profunda.  Ao sentir um cheiro somos arremessados imediatamente a lugares, pessoas e situações associadas ao perfume ou aroma.

Próximo ao meu pé de limão capeta, plantei um jardim que era cuidado diariamente. Ficava atenta ao crescimento das flores e sofria de com a demora para abertura de uma flor que caprichosamente não demonstrava nenhuma reação diante da minha ansiedade.

 Na medida em que ia crescendo o limoeiro também envelhecia, mas não apresentava nenhuma mudança. O tempo para ele não passava. Porte rústico, galhos torcidos, parecia que já tinha nascido assim- velho! Seu perfume, sabor azedo intenso e cor alaranjado vivo, tudo isso, sim  tinham um frescor que  continuam vivos até hoje.

Para celebrar fiz um bolinho limão capeta.

2 comentários sobre “meu pé de limão capeta

Deixe um comentário

