pudim napolitano de iogurte

ingredientes

1 caixinha de creme de leite  200g
200g de chocolate ao leite em barra
400g de iogurte de coco
40og de iogurte de frutas vermelhas
5 colheres de açúcar
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor 12g cada
manteiga sem sal para untar

jeito de fazer

  • Dissolva a gelatina conforme a indicação da embalagem. Ferva um pouco de água e coloque a gelatina em banho maria (fora do fogo) para que não endureça, pois ela será usada em três momentos diferentes. Caso ela endureça antes de terminar a receita, é só levá-la, em banho maria, agora no fogo, até que a gelatina esteja dissolvida.
  • Em uma panela, leve o creme de leite para esquentar. Não deixe ferver. Retire do fogo e acrescente o chocolate picado em pequenos pedaços. Mexa vigorosamente com um batetor de arames, até conseguir creme homogêneo. Espere alguns minutos para esfriar.
  • Junte 1/3 da gelatina dissolvida ao creme de chocolate, misture delicadamente. Coloque esse creme em uma forma de bolo inglês, previamente untada com manteiga sem sal ou com água gelada tirando o excesso.
  • Leve ao freezer para acelerar o processo de resfriamento.
  • Em uma vasilha, coloque o iogurte de coco, 03 colheres de sopa de açúcar e 1/3 da gelatina dissolvida. Misture delicadamente. Reserve.
  • Distribua o creme de coco em cima do creme de chocolate – que deverá estar firme. Mantenha a forma no freezer para acelerar o processo de resfriamento.
  • Em uma vasilha, coloque o iogurte de frutas vermelhas, 02 colheres de sopa de açúcar e 1/3 da gelatina dissolvida. Misture delicadamente. Reserve.
  • Em uma vasilha, junte o iogurte de frutas vermelhas, 02 colheres de açúcar, 1/3 da gelatina dissolvida. Mexa delicadamente. Espalhe sobre o creme de coco – que deverá estar firme.
  • Leve à geladeira por pelo menos 06 horas para manter a unidade das três cores.
  • Desenforme e decore com florzinhas cor-de-rosa.

Dividindo experiências

Essa receita é uma a tentativa de deixar a receita tradicional de Pudim Napolitano mais leve. Gostei muito do resultado, e o Léo que detesta receita light, aprovou e achou que ficou melhor que o tradicional, com altas doses de leite condesado. Desta forma posso falar de maneira contundente: – Esse pudim é bom demais da conta, não chega a ser light, mas é bem menos calórico!

Antes de chegar à receita final, fiz algumas experiências e divido com vocês:

  1. Creme de Chocolate:  Fiz um creme de chocolate com iogurte natural, mas ficou muito ácido. Uma outra tentativa foi usar iogurte de coco com chocolate, o sabor ficou bem menos ácido, mesmo assim achei que ainda estava um pouco ácido. A textura do chocolate misturado com iogurte , tanto o natural quanto o de coco, ficou muito cremosa, não chegou a desmanchar, mas nota-se em relação uma diferença as outras duas camadas e o aspecto não fica tão harmonioso, quanto minha receita final. No entanto, se quiser uma sobremesa ainda mais leve, pode substituir tranquilamente o creme de leite por iogurte de coco .
  2. Creme de coco: Fiz uma experiência com pó para pudim e iogurte natural, levando ao fogo, em substuição ao leite de coco. Não gostei da textura.
  3. Creme vermelho: Passei 200g de morango por um espremedor de batata manual, pois não tenho centrífuga, a idéia era retirar apenas o sumo do morango. Não bati no liquidificador, pois teria que acrescentar água. Depois passei por uma peneira fina. Juntei esse sumo a 200g de iogurte de morango, 02 colheres de açúcar e a gelatina dissolvida. O resultado ficou muito bom. Achei um pouco trabalhoso e como queria uma receita prática achei melhor usar iogurte de frutas vermelhas, pois o gosto é mais concentrado e a cor mais viva.

Receita em comemoração aos 3 anos do blog Figo Lampo

Anúncios

17 comentários sobre “pudim napolitano de iogurte

  1. Adriana, não sei do que gostei mais, se da memória se do pudim. : ) Sinto sempre um carinho especial nas suas palavras e sei que foi com esse carinho que participou no aniversário do figo lampo.
    Obrigada!
    Um beijinho!

    • Margarida, que bom que gostou. Fico feliz por celebrar essa festa. Criar um blog exige carinho, amor, dedicação e mantê-lo tão bem cuidado durante é uma arte, principalmente, conciliando com família, filhotes e tudo mais. Abraços, Adriana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s