o feijão tropeiro lá de casa

ingredientes

2 xícaras de feijão roxinho
150g de linguiça defumada
50g de bacon
1 xícaras de couve manteiga picada
2 ovos caipira
1 xícara de farinha de milho em flocos
1/2 cebola picada em cubinhos
2 dentes de alho picadinho
Azeite
salsa e cebolinha verde
sal

jeito de fazer

  • Um dia antes, coloque o feijão de molho em uma vasilha com água. A água deve ser o dobro da quantidade de feijão, pois ele  irá sugar boa parte da água. Esse procedimento diminui o tempo de cozimento. Deixe de molho no mínimo por 8 horas.
  • Lave o feijão e coloque na panela de pressão para cozinhar. Quando a panela começar soltar pressão, marque 15 minutos e desligue o fogo. O feijão deverá ficar al dente, caso contrário ele irá desmanchar quando for misturado aos demais ingredientes da receita.
  • Retire 2 xícaras de feijão e coloque em um escorredor. Lave em água corrente, esse procedimento irá deixar o feijão soltinho. Deixe feijão no escorredor e reserve.
  • Corte a linguiça em pequenos pedaços, coloque em água fervente por 5 minutos para retirar o excesso de gordura. Escorra a água e mantenha a panela no fogo. Não precisa acrescentar óleo, pois a linguiça soltará mais gordura. Deixe no fogo para fritar até que adquira um tom dourado avermelhado. Retire da panela e coloque em cima de um papel absorvente. Reserve
  • Pique o bacon em pequenos pedaços. Em um frigideira, leve para fritar. Não é necessário colocar óleo, pois o bacon também solta muita gordura. Quando estiver com aspecto crocante, retire do fogo. Coloque em um papel absorvente e reserve.
  • Na frigideira que usou para fritar o bacon, coloque os ovos inteiros. Quando eles começarem a endurecer, misture com uma colher de forma que fique em pequenos pedaços.
  • Pique a couve manteiga bem fininha. Refogue em um fio de azeite com um dente de alho amassado. Acrescente uma pitada de sal. Retire do fogo e reserve.
  • Em uma panela, coloque um fio de óleo vegetal e doure a cebola em cubinhos. Junte um dente de  alho amassado e acrescente o feijão. Refogue por uns três minutos. Adicione a couve picada, refogue mais um pouco. Acrescente a linguiça, o bacon e os ovos.
  • Adicione aos poucos a farinha de milho, mexa delicadamente para não esfarelar o feijão. Caso goste do feijão mais molhadinho, use menos de uma xícara de farinha. Acerte o sal.
  • Retire do fogo e cuide para que a farinha não queime no fundo da panela, como todos os ingredientes já estão cozidos não é necessário manter no fogo por muito tempo.
  • Desligue o fogo e acrescente a salsa e cebolinha
  • Sirva com arroz e bisteca de porco ou com o que preferir, afinal de contas  cada um tem sua receita.
Anúncios

8 comentários sobre “o feijão tropeiro lá de casa

  1. Adri,
    Ai, ai, ai. Agora estou sendo obrigada a fazer o feijão tropeiro lá de casa.
    O Wagner já determinou que essa será a receita do final de semana.

    Obrigada pelo carinho.
    Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s