doce de laranja kinkan, colorindo a vida!

ingredientes

1 1/2  xícara de laranjinhas kinkan
2 colheres de sopa de açúcar
1/4 de xícara de agua
3 cravos da índia
2  canelas em pau

jeito de fazer

  • Lave as laranjinhas e faça um corte em cruz na base da fruta. Numa panela coloque água para ferver, assim que levantar fervura coloque as larajinhas por 3 minutos. Retire e descarte a água. Repita o processo por pelo menos 4 vezes ou até que a laranjinha perca o gosto amargo. Sempre descarte a água.
  • Retire o miolo das laranjinhas. Em uma panela, coloque a água, o açúcar, a laranja, o cravo e canela. Mexa delicadamente. Deixe no fogo até a calda engrossar, a casa da laranja ficar macia e um cheiro de ternura invadir sua cozinha.
  • Coloque em um vidro esterilizado e conserve na geladeira.
  • Sirva com queijo minas, uma combinação formidável.

Inspiração para colorir a vida de alaranjado: Ora, pitangas!

Anúncios

19 comentários sobre “doce de laranja kinkan, colorindo a vida!

  1. Só duas colheres de açúcar? que bacana! Fiz agora o doce de limão cravo, diminuí o açúcarda receita. Segundo as instruções leva duas semanas pra ser preparado.. mas , sei lá,achei sem graça.. gostei desse!

  2. menina,

    queremos você na próxima tertúlia e vai ter que preparar uma receita pra gente…rsrsrs
    não sei se seu blog é mais bonito ou mais gostoso, só sei que dá prazer passar por aqui.

    um abraço terno,
    ft

    • Fouad, nós mineiros somos todos cozinheiros na essência… Que bom que gostou de saborear as letras daqui… Sobre a próxima tertúlia, convite aceito… mas que responsabilidade preparar uma receita… mas acho que seria uma boa idéia… convidar os participantes do tertúlia para preparar uma receita afetiva… lá das nossas terras… Que tal? Beijocas. Adriana.

  3. Lindo lindo lindo.
    Seu blog é lindo e essa receita é linda, adorei. Tudo com muito bom gosto, parabéns.
    Eu adoro laranjinhas kinkan, aqui em sc ninguém sabe o que é isso, mas todos conhecem o Xinxim, rsss. É, aqui o nome dela é Xinxim. Eu tenho um pé de Kinkan doce (enxertada) carregadíssimo agora, mas como ele é novinho, acho que não será suficiente para uma geléia, rss
    Um beijo

  4. Encontrei esta receita com o doce desta laranja, que não sabia o nome dela na fota esta linda, e neste momento vou fazer este doce com 8 laranja se der certo conto para vcs!!!! bjs.

  5. Sou catarina morando em Lajeado.Tenho um pé de xinxim carregado ao contrário do chef Sioux.Por isso procurei por uma receita.Vou fazer no fogão a lenha.Beijos.

    • Oi, Anderson! Você respeitou os tempos entre colocar na água e retirar? Sempre usava a água nova? Se seguiu tudo e mesmo assim não ficou igual pode ser a qualidade da fruta, pois essa eu comprei na feira livre e estava linda. Já fiz com uma que comprei no pão de açúcar e estava um pouco mais alaranjada e com a casca mais dura… como você disse ficou gostosa, mas a aparência não ficou a mesma desta da foto. Fico feliz por ter dividido o resultado. Beijocas, Adriana.

  6. Adriana, ficou uma delicia!!! Choquei….. ooquei no meu face a foto e recebi um monte de comentários.
    Pena que não rende muito e já se foi, mas realmente é uma delicia. Vou fazer mais…
    Obrigada pela receita. Olha a fotinho ( marli teixeira de almeida no facebook) Vou adorar teu comentário lá , profe!!!! ehehhe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s